A OJI Papéis Especiais, com sede em Piracicaba/SP, acredita em uma sociedade igual em oportunidades para todas as pessoas e apoia a inclusão social através de trabalhos realizados por instituições filantrópicas que prestam serviço especializado e gratuito às pessoas com deficiência visual, deficiência múltipla e síndrome de Down.     

Mesmo com a pandemia provocada pelo coronavírus, as instituições Associação de Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba (Avistar), o Centro de Reabilitação de Piracicaba (CRP) e também o Espaço Pipa, puderam dar continuidade a seus trabalhos graças à parceria firmada com a OJI Papéis, por meio de lei de incentivo fiscal que prevê doação para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca), tanto de pessoa jurídica como pessoa física.   

Boa parte dos serviços ofertados por essas entidades migrou para o ambiente online como a Escola de Educação Especial “João Guidotti“, que atua junto ao CRP e adaptou o cronograma de estudos e desenvolvimento em videoaulas enviadas para todos os alunos. Já, o apoio pedagógico oferecido aos usuários do Espaço Pipa em fase escolar foi reforçado, uma vez que as aulas e atividades escolares acontecem remotamente.   

Os atendimentos da área terapêutica (fisioterapia, psicoterapia, fonoaudiologia, pediatria, neurologia e outros) foram realizados de maneira online e presencial, este último realizado mediante agendamento junto às entidades, de acordo com a severidade do caso.  Todavia, a partir da terceira semana de outubro, muitas especialidades voltaram acontecer de forma presencial nas entidades.   

Também em outubro, a Avistar – parceira há mais de seis anos da OJI Papéis – retomou seus cursos profissionalizantes, bem como os trabalhos da equipe de massoterapeutas da instituição, formada por quatro usuários e que presta serviço junto a empresas parceiras.  

“A Oji Papéis foi nossa primeira empresa parceira, a qual acreditou e valorizou o trabalho da pessoa com deficiência visual. Sem o apoio da empresa, dificilmente teríamos 10 usuários formados hoje”, afirma a coordenadora da Avistar, Andrea Cancelieri Almeida. Além de capacitação profissional, o projeto visa resgatar a dignidade da pessoa através do trabalho, melhorar a autoestima e o convívio familiar, e gerar renda.   

A OJI também apoia iniciativas como o CRP Day, uma campanha anual realizada pelo CRP com o objetivo de aproximar a sociedade dos trabalhos desenvolvidos junto aos usuários, estreitar laços com parceiros e arrecadar fundos para a instituição. Este ano, o CRP Day acontece de 30 de outubro a 03 de dezembro com divulgação intensiva nas mídias online e offline. Atualmente a instituição atende 450 pessoas com deficiências, de 0 a 59 anos.       


 SOBRE OJI PAPÉIS ESPECIAIS 

 Com capacidade produtiva de 120 mil toneladas de papel por ano, a empresa é líder nacional do setor de papéis especiais (térmicos e autocopiativos). Faz parte do Grupo OJI Holdings Corporation, fundado em 1873 no Japão, que atualmente conta com 35 mil profissionais e atua em quatro continentes com mais de 300 subsidiárias e unidades fabris. Em 2011, o grupo assumiu o controle da fábrica de papéis especiais de Piracicaba e iniciou suas operações no setor no Brasil. A sustentabilidade é um dos principais valores da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, que busca gerar riqueza, valorização ambiental e social através de seus projetos socioambientais e modelo de negócio. Em 2017, a OJI foi reconhecida na segunda colocação de melhores empresas para trabalhar de Piracicaba e região, pelo instituto Great Place to Work. Já em 2018, se classificou como a 19ª melhor empresa para trabalhar no Brasil, na categoria médias multinacionais, em lista feita pela revista Época Negócios e pelo GPTW.