O sonho de tocar um instrumento é possível! E ele tem data para começar: a partir do dia 1º de março, o Projeto Jovens Músicos, de Piracicaba, receberá inscrições para aulas gratuitas de instrumento de orquestra. As vagas são limitadas.
Fundado há 11 anos, o projeto, patrocinado pela Oji Papéis por meio da Lei de Incentivo à Cultura, atende gratuitamente crianças e jovens, de 8 a 30 anos, a fim de promover a democratização da música e a inclusão sociocultural.
“A Oji Papéis preza por iniciativas que zelam pela vida e o projeto Jovens Músicos agrega valores e virtudes para crianças e jovens que são benefícios de longevidade, pois a música erudita pacifica e enaltece o caráter humano”, ressalta a analista de Sustentabilidade da Oji Papéis Especiais.
As vagas são para aulas de canto coral, iniciação musical e aulas de instrumentos para os níveis iniciante, intermediário e avançado (violino, violoncelo, viola clássica, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarineta, trompa, trombone, trompete e tuba). As inscrições encerram dia 8 de março.
Para conquistar uma vaga, os candidatos passarão por uma análise socioeconômica – que será usada como critério de desempate caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas.
A avaliação para iniciantes, consta de uma entrevista e um teste simples. Não é preciso ter conhecimento em música para se inscrever nessa modalidade. Já para aqueles que tocam em nível intermediário e avançado, será aplicado um teste de acordo com as regras pedidas no edital, que estará disponível no site do projeto a partir do dia 1º de março.
Testes e aulas on-line
Devido à pandemia, os testes e entrevistas acontecerão de forma on-line, bem como as aulas que serão individuais e em grupos. “Serão grupos menores onde cada aluno fará sua parte separadamente, proporcionando um melhor desenvolvimento do aluno”, comenta o maestro e coordenador do projeto, Anderson Oliveira.
Desde o início da pandemia, as aulas são realizadas em formato on-line. “Assim que possível, retornaremos às aulas presenciais, mas, por enquanto, elas serão realizadas em ambiente virtual”, completa o maestro.
Atualmente, o Projeto Jovens Músicos atende cerca de 250 alunos, além dos grupos de musicalização em escolas públicas.
“Música é vida, mas música também é alegria, sensibilidade. Música é matemática, mas também é conhecimento histórico, isso quando ensinada de forma séria e com propósito. Aqueles que têm sonhos, amam música ou gostam de aprender, serão bem-vindos ao projeto”, incentiva o maestro.
SERVIÇO
Projeto Jovens Músicos Inscrições: de 1 a 8 de março, pelo site www.projetojovensmusicos.org.br
Informações: (19) 9.8915-7951 (Whatsapp) / contato@projetojovensmusicos.org.br
Realização: AMPI (Associação Amigos da Música de Piracicaba)
Patrocínio: Oji Papéis Especiais
SOBRE OJI PAPÉIS ESPECIAIS
Com capacidade produtiva de 120 mil toneladas de papel por ano, a empresa é líder no segmento de papéis especiais (térmicos e autocopiativos) na América Latina. Faz parte do Grupo OJI Holdings Corporation, fundado em 1873 no Japão, que atualmente conta com 35 mil profissionais e atua em quatro continentes com mais de 300 subsidiárias e unidades fabris. Em 2011, o grupo assumiu o controle da fábrica de papéis especiais de Piracicaba e iniciou suas operações no setor no Brasil. Em 2019, deu início ao Projeto OJI21 que objetiva o aumento da produção para 180 mil toneladas de papel por ano. Este ano, a OJI PAPÉIS ESPECIAIS completa 10 anos no Brasil, Sempre Presente no dia a dia dos brasileiros por meio de seus papéis especiais e projetos socioambientais.