Pensar adiente e ir além com criatividade.

A OJI PAPÉIS ESPECIAIS possui objetivos voltados para a sustentabilidade do seu negócio. São eles: garantir a rentabilidade do negócio; atuar com base nas melhores práticas de gestão, com o objetivo de aumentar o valor da Empresa, consolidando o empreendimento como um investimento compensador e sustentável.

Assegurar a qualidade, o produto confiável e disponível – Antecipar, atender e superar as necessidades dos clientes, assegurando sua satisfação e contribuição para o estabelecimento e manutenção de relacionamentos comerciais de longo prazo.

Atuar com foco em sustentabilidade – Busca da manutenção de elevados padrões de responsabilidades socioambientais em toda a cadeia produtiva.

Aumentar a eficiência operacional - Aprimorar a eficiência dos procedimentos internos, melhorando a qualidade do produto, os serviços oferecidos e a redução de custos.

Capacitar, habilitar e reter os empregados visando sua valorização – Promover o desenvolvimento das pessoas que respondem pelo sucesso da Empresa, propiciando melhores condições para a realização de suas atividades, bem como um relacionamento construtivo com as partes interessadas.


Ações para o fortalecimento sustentável das comunidades


  • Promover e engajamento no desenvolvimento sustentável das comunidades e organizações sociais, priorizando investimentos em projetos sociais, ambientais e culturais.
  • Diálogo constante mantendo canais de comunicação permanente com a população, valorizando e aprimorando as relações com os diversos segmentos da sociedade e de nossos partes interessadas.

Princípios dos investimentos socioambientais da OJI PAPÉIS ESPECIAIS


  1. Transparência e ética;
  2. Alinhamento com o Pacto Global das Metas do Milênio das Nações Unidas, Agenda 21 e PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;
  3. Reconhecimento dos direitos das comunidades (povos) tradicionais;
  4. Promoção do desenvolvimento local;
  5. Geração de valor para a Empresa e para a comunidade.

Diretrizes


O INVESTIMENTO SOCIOAMBIENTAL DA OJI PAPÉIS ESPECIAIS tem como diretrizes:

  1. Contribuir para a materialização e a consolidação da Missão, Visão e Valores da empresa, em consonância com os Princípios de Negócios;
  2. Priorizar o investimento social privado, contribuindo para a responsabilidade social da empresa;
  3. Priorizar a atuação nas comunidades do entorno;
  4. Investimentos como resultados dos processos de relacionamento e de engajamento comunitário;
  5. Investimentos com prazos determinados, desestimulando a relação de dependência;
  6. Alinhamento às políticas públicas, visando a sinergia de esforços entre governos, empresa e sociedade civil, a fim de potencializar resultados;
  7. Reforçar a ação de instituições e processos locais (não assumindo papéis de outras instituições e em especial as governamentais);
  8. Projetos viabilizados por meio de leis de incentivo fiscal de renúncia fiscal também devem estar alinhados aos eixos estratégicos.

EIXOS ESTRATÉGICOS E RESPECTIVAS LINHAS DE ATUAÇÃO DA OJI PAPÉIS ESPECIAIS


Os investimentos socioambientais são desenvolvidos prioritariamente em quatro eixos estratégicos

Meio Ambiente


  1. Conservação da biodiversidade dos biomas das áreas de atuação da empresa;
  2. Preservação dos recursos hídricos;
  3. Neutralização das emissões de carbono;
  4. Incentivo à utilização de fontes renováveis de energia;
  5. Educação ambiental e para a sustentabilidade.

Cultura


  1. Valorização e resgate da cultura local e do conhecimento tradicional;
  2. Incentivo à formação cultural, desenvolvimento de conhecimentos e difusão cultural;
  3. Conservação de locais de valor histórico e arqueológico.

Geração de trabalho e renda


  1. Criação de oportunidade de trabalho e renda, por meio das diversificações locais e parcerias com instituições locais;
  2. Programas de pagamentos a serviços ambientais para a conservação da biodiversidade;
  3. Promoção do empreendedorismo local e de novas oportunidades de negócio atreladas aos negócios da empresa;
  4. Parcerias na formação e qualificação de mão de obra;
  5. Capacitação para o empreendedorismo social;

Esporte


  1. Promoção de atividades esportivas de todas as modalidades visando a formação educacional de jovens.
Sustentabilidade

Meio ambiente


MEIO AMBIENTE
Consumo de água e geração de efluentes

A água é considerada recurso natural essencial no processo de fabricação de papel. Nesta unidade fabril, a captação ocorre no rio Piracicaba, a montante do município de Piracicaba. Com um valor de outorga de 700m3/h, as etapas de tratamento são compostas por: gradeamento, captação, floculação, decantação, filtragem, desinfecção, armazenamento e distribuição ao processo.

A OJI PAPÉIS ESPECIAIS tem buscado a otimização do seu processo de produção de papéis. Nestas etapas, um dos grandes objetivos é reduzir o consumo de água, por meio de projetos ambientais ou de inovações tecnológicas.

Gráfico Sustentabilidade

O gráfico confirma a preocupação da empresa em relação à diminuição do consumo de água. Após utilização da água no processo de fabricação de papel, ocorre a geração de efluentes. Para devolução deste efluente ao corpo receptor, se faz necessário retirar as impurezas, para evitar impactos ambientais. O valor de outorga para lançamento de efluentes é de 693,7m³/h.

A empresa possui duas unidades de tratamento de efluentes, ou seja, um tratamento primário e um secundário. O processo primário é um tratamento físico químico, e o processo secundário é um tratamento biológico, através de lodo ativado.

Nestas etapas de tratamento, ocorre geração de resíduos sólidos. A maioria do resíduo gerado é proveniente do tratamento físico químico e o restante é gerado no tratamento biológico. Classificado como resíduo Classe II A (não perigoso e não inerte) segundo a NBR10.004, a geração de resíduos atinge um montante de 750 ton/mês (úmido).

A OJI PAPÉIS ESPECIAIS desenvolve estratégias para a gestão de seus resíduos sólidos, com o objetivo de: definir, planejar e implantar metas para transformar os resíduos de forma viável e sustentável.

O principal destino dos resíduos sólidos gerados no processo produtivo são indústrias cerâmicas, através da técnica de co-processamento para fabricação de tijolos. Parte também é reaproveitada para produção de compostos orgânicos, através da técnica de compostagem.



Controle ambiental

Procuramos a melhoria contínua em nossos processos e aplicação de tecnologias voltadas ao desenvolvimento sustentável, garantindo atendimento às legislações.

Para o controle ambiental utilizamos a aplicação do Índice de Desempenho Ambiental – (IDA), indicador quantitativo que classifica as práticas ambientais da fábrica pelo atendimento de quesitos necessários para a gestão ambiental, controle e prevenção ao meio ambiente.

A empresa possui um laboratório de controle ambiental, onde são realizadas as principais análises para verificação e controle do desempenho ambiental de suas instalações. Resultados de análises de DBO, DQO, pH, sólidos sedimentáveis, temperatura e outros parâmetros são reportados trimestralmente ao órgão ambiental.


Programa Produção Mais Limpa (P+L)

O Programa Produção Mais Limpa (P+L) busca adequar as operações fabris aos padrões internacionais de práticas ambientais e atendimento às diretrizes da Declaração Internacional de Produção Mais Limpa (PNUMA).

Na OJI PAPÉIS ESPECIAIS, os projetos desenvolvidos durante o Curso Produção mais Limpa, realizado em parceria com o Senai, trazem ações de acordo com a filosofia do 4R (repensar, reduzir, reutilizar e reciclar) aplicada no processo produtivo papel.

Visando a sinergia entre as áreas, participam do treinamento profissionais de diversas áreas da empresa para o desenvolvimento do programa internamente.

Coleta Seletiva

O programa de coleta seletiva apresenta reduções significativas na geração de resíduo ao longo dos anos, contribuindo para a redução progressiva dos resíduos enviados ao aterro industrial. Uma conquista muito importante com este programa é o nível de conscientização e envolvimento atingido entre os profissionais e provedores da empresa.

A coleta seletiva realizada na OJI PAPÉIS ESPECIAIS é destinada a projetos de reciclagem existentes no município de Piracicaba.



Acompanhe também pelas redes sociais os trabalhos desenvolvidos pela Oji Papéis.