A edição de 2018 do Concurso Cultural de Desenho, Redação e Poesia da OJI PAPÉIS ESPECIAIS irá abordar o tema Imigração. Podem participar da iniciativa alunos do ensino fundamental das escolas estaduais de Piracicaba e as inscrições vão até o dia 14 de setembro.

O concurso educativo, promovido há seis anos em parceria com a Diretoria de Ensino de Piracicaba, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) PIRA 21 e com o Grupo de Oficina Literária de Piracicaba (Golp), integra a diretriz da OJI de exercer seu papel de transformadora social, ao estimular o olhar crítico dos alunos e a visão de futuro por meio da educação.

“Portugueses, italianos, japoneses, espanhóis, alemães, americanos e africanos vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor e, então, ajudaram a construir a pluralidade da cultura brasileira. Falar do fenômeno da imigração é discutir a história do país. Por isso, o Concurso Cultural deste ano propõe justamente essa reflexão”, comenta o analista de Sustentabilidade, Vieira Junior.

Inscrições

Para se inscrever, o aluno deve estar matriculado na rede estadual de ensino de Piracicaba e produzir, sob a orientação dos professores em sala de aula, desenhos e textos com a temática proposta. As atividades deverão ser entregues pelos próprios docentes na Diretoria de Ensino de Piracicaba até o dia 14 de setembro.

Para equilibrar as chances dos ganhadores, o concurso é dividido em categorias. As crianças do 1º ao 3º ano participam na modalidade de desenho. Os alunos do 6º ao 9º podem inscrever redações ou poesias, mas estão divididos em duas categorias de julgamento: agrupadas em turmas de 6º e 7º anos e 8º e 9º.

O resultado será divulgado no dia 07 de novembro, já a premiação acontece no fim do mesmo mês, quando os dois primeiros colocados em cada categoria receberão notebooks e tablets. Os professores orientadores dos alunos vencedores também serão contemplados com tablets.

O regulamento completo pode ser acessado no site www.ojipapeis.com.br.

Confira as categorias e premiações:

Categoria 1 (Desenho – 1º ao 3º ano):

1º. Lugar: Tablet Versão Kids

2º. Lugar: Tablet Versão Kids

Categoria 2 (Redação/Poesia – 6º e 7º ano):

1º. Lugar: Notebook

2º. Lugar: Tablet

Categoria 3 (Redação/Poesia - 8º e 9º ano):

1º. Lugar: Notebook

2º. Lugar: Tablet