Os curtas metragens “De repente, você” e “Vida Montealegrina” produzidos por jovens do município de Piracicaba, estreiam em exibição gratuita no dia 4 de agosto, no Centro Comunitário do bairro Monte Alegre. Os vídeos foram realizados pelos participantes do Projeto “O Curta que a gente quer fazer”, e serão exibidos a partir das 19h30, com entrada gratuita. O projeto teve o apoio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e foi realizado pela Educom.Arte e Instituto Ideia Coletiva, através da Lei Rouanet, com o patrocínio da Oji Papéis Especiais.

O curso de formação audiovisual teve início em 14 de abril, com aulas no Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Estação da Paulista) e reuniu aproximadamente 40 estudantes, com idade entre 13 e 18 anos.

Os filmes contam histórias inteiramente planejadas pelos jovens. O documentário “Vida Montealegrina” traz entrevistas com moradores e frequentadores ilustres do bairro Monte Alegre, como a conhecida Vandeca (que possui trailer de lanches no local) e o ator João Vitti. Já a ficção “De repente, você” é um filme de gênero, que brinca com possibilidades de compreensão sobre o que seria um romance adolescente.

Maria Eduarda Endlich, de 13 anos, autora do roteiro e atriz do filme “De repente, você” fala sobre a surpresa de todo o processo. “Foi gratificante ver a minha história se transformando em algo tão lindo, que foi o filme”, conta Endlich. Já Cecília Vitória de Souza Rocha, de 14 anos que optou por realizar a direção de arte nas produções, conta que o curso mudou a maneira de ver os filmes. “Realmente mudou a minha maneira de ver as grandes produções no cinema atual e imaginar o trabalho envolvido naquilo”, enfatiza Rocha.

Com aulas teóricas e práticas, os participantes aprenderam durante o curso todas as etapas da produção de um filme, desde a redação do roteiro até a edição, passando por noções de produção, direção, luz, fotografia, som, arte, imagem e gravação, transformando o curso em um projeto de iniciação artística através do audiovisual destacando sempre o protagonismo juvenil. “Ajudar na direção desses filmes me fez abrir a mente para todo o meio da produção audiovisual e me fez melhorar na questão do trabalho em equipe”, conta Vinícius do Carmo Cruz, de 17 anos.

Para a Oji Papéis Especiais, a escolha da temática envolvendo o bairro Monte Alegre foi especial, uma vez que o bairro abriga a fábrica de papéis desde 1953. “A história da empresa e dos nossos funcionários se mistura a história do bairro. Além disso, a OJI cumpre o seu papel especial ao apoiar projetos como esse, que valorizam e destacam as iniciativas da comunidade, além de contribuir para o despertar profissional e vocacional de crianças e jovens. Somente em 2018, estão sendo realizados 22 diferentes projetos na cidade de Piracicaba e o Curta Jovem chega para nos ajudar a cumprir essa missão”, destaca Vieira Junior, analista de Sustentabilidade.

 

Serviço:

O que: Exibição de curtas do projeto “O curta que a gente quer fazer”

Data: 04 de agosto

Horário: 19h30

Onde: Centro Comunitário do bairro Monte Alegre

Endereço: Av. Comendador Pedro Morganti, 155 - Monte Alegre, Piracicaba - SP

Quanto: Entrada franca

 

Acompanhe também pelas redes sociais os trabalhos desenvolvidos pela Oji Papéis.