Na manhã de hoje, 23, a OJI PAPÉIS ESPECIAIS, localizada em Piracicaba, realizou evento de lançamento dos projetos sociais patrocinados pela empresa em 2018. Ao todo, serão 21 iniciativas, que têm como princípios a proteção ao meio ambiente, a promoção da cultura, a geração de trabalho e renda, o incentivo ao esporte e o apoio à comunidade. Para isso, a empresa irá investir cerca de R$1 milhão, entre projetos próprios e patrocínio a ações sociais via leis de incentivo fiscal, o que irá impactar cerca de 500 mil pessoas.

De acordo com o presidente da OJI, Agostinho Monsserrocco, mais que a produção sustentável de papel, é também atribuição da empresa pensar na sociedade e na comunidade em que está inserida. “A sustentabilidade é um dos pilares da OJI, por isso escolhemos projetos cujas propostas estão em consonância com nossos valores, cientes da nossa responsabilidade como agentes transformadores de realidades e do ambiente”, diz.

Incentivar as ações do município é uma premissa importante para a empresa, por isso, há alguns anos a OJI patrocina a tradicional Festa das Nações, maior evento beneficente da cidade, além de outras iniciativas como a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Basquete Inclusivo e instituições como a Casa do Bom Menino, Espaço Pipa e ONG Avistar com propostas de geração de renda para os atendidos.

Neste ano, outro ponto de destaque é o apoio à iniciativas no bairro Monte Alegre, onde a OJI está instalada, com aulas de Canto Coral para os moradores, Comunidade Novo Ser com palestras gratuitas de autoconhecimento e a produção de um documentário sobre o local pelos participantes do projeto Curta Jovem. “Isso reforça o nosso posicionamento de estreitar o relacionamento da empresa com o bairro histórico em que a OJI está localizada há tantas décadas”, diz o analista de responsabilidade social, Vieira Junior.

No âmbito educacional, a OJI irá patrocinar as iniciativas A Turma da Floresta, Biblioteca Dinâmica, Ana e o Super Mipiá, Núcleo de Educação Ambiental e Concurso Cultural de Desenho, Redação e Poesia.

Já no campo do meio ambiente, a novidade é projeto Plantar OJI, desenvolvido através de uma parceria com o Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ. Por ele, a OJI irá incentivar a produção de mudas no viveiro municipal de Piracicaba que, todos os anos, produz cerca de 100 mil mudas de árvores nativas.

Nos outros apoios, estão também os projetos Arte do Bem, que une música erudita com artistas de referência do rock nacional e prática de Meditação na OJI.

Voluntariado

A solidariedade já faz parte da cultura da OJI e conta com a participação de colaboradores funcionários em várias iniciativas, que viraram projetos em benefício da comunidade. São eles, o Voluntários do Saber, que visa o desenvolvimento através de palestras e oficinas ministradas por profissionais voluntários da OJI e o Palete do Bem, da área de Logística, com doação e recompra de paletes recuperados, com lucro destinado para a Estação do Bem, que cuida e acolhe crianças carentes da comunidade.

Em 2017, 25% dos colaboradores da OJI participaram de alguma ação voluntária da empresa. Isso significa que 125 profissionais diferentes se engajaram na missão de ajudar o próximo nas campanhas da OJI. “Isso expressa que o propósito de vida dos colaboradores está alinhado ao da empresa. Estamos trabalhando juntos com o mesmo objetivo, cientes da importância do nosso engajamento para transformar o mundo”, destaca Vieira Junior.

Projetos:

FESTA DAS NAÇÕES

Apoio ao maior evento beneficente do município de Piracicaba, participando como patrocinadora oficial da Festa e desenvolvendo inúmeras atividades junto às barracas das entidades assistenciais, contribuindo para a geração de emprego, renda e o cuidado com as pessoas.

A TURMA DA FLORESTA

São os animais da revistinha OJI e Você invadindo a cidade de Piracicaba para falar de sustentabilidade através de apresentações teatrais e da distribuição de 5 mil kits com livretos para os alunos da rede pública.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE PIRACICABA

Apoio ao conjunto de música clássica com maior tempo em atuação no país, com 118 anos de existência. Apresentações gratuitas ao público piracicabano, levando cultura e arte para todos.

ARTE DO BEM

A união perfeita entre a música clássica e a popular e que ainda gera recursos para auxiliar no atendimento às crianças do Hospital Boldrini.

CANTO CORAL

Criação do Grupo de Coral OJI PAPÉIS ESPECIAIS, com ensaios destinados para os profissionais da empresa e os moradores do bairro Monte legre.

CURTA JOVEM

Valorização da arte, cultura e capacitação aos jovens através de oficinas e aulas para a criação de um filme e um documentário sobre um bairro da cidade de Piracicaba.

BIBLIOTECA DINÂMICA

Disseminação da cultura da leitura e ampliação do conhecimento com a disposição de um baú de livros e jogos educativos em um centro comunitário da cidade.

ANA E O SUPER MIPIÁ

Apresentações teatrais e educativas por bairros da cidade sobre a preservação do meio ambiente.

ADOLETÁ  (ESPAÇO PIPA)

Apoio às crianças com Síndrome de Down e familiares, criando ambientes favoráveis para o desenvolvimento dos atendidos e a melhor interação de todos os envolvidos no processo.

JUNTOS E MISTURADOS (ESPAÇO PIPA)

Apoio e desenvolvimento de crianças e jovens com Síndrome de Down através do esporte.

NOVOS OLHARES (AVISTAR)

Inserção de crianças e adolescentes com deficiência visual na vida escolar, possibilitando a aquisição e retenção de conteúdos compatíveis com o seu nível.

MENINO GOURMET (CASA DO BOM MENINO)

Oficinas de culinária para crianças e jovens da Casa do Bom Menino, apresentando uma forma de geração de emprego e renda para os atendidos no espaço.

BASQUETE PARA CADEIRANTES

Patrocínio à equipe de basquete paraolímpico da Associação dos Atletas Paraolímpicos de Piracicaba.

ESPORTE QUE UNE

Apoio à prática esportiva à jovens e crianças através dos Jogos Comunitários, que acontece em diversos bairros da cidade de Piracicaba.

NEA (NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL)

Encontros para falar de meio ambiente e sustentabilidade dentro da OJI PAPÉIS ESPECIAIS. Por ano, cerca de 3 mil pessoas são impactadas.

CONCURSO CULTURAL DE DESENHO, REDAÇÃO E POESIA

Um convite a alunos da rede pública de Piracicaba para desenhar e escrever a respeito de temas ligados à sustentabilidade. Mais de 3,5 mil trabalhos já recebidos.

QUICK MASSAGEM

Geração de trabalho, renda e bem-estar através de uma parceria com os atendidos pela ONG Avistar, em Piracicaba.

COMUNIDADE NOVO SER

Encontros quinzenais, abertos ao público, na Casa do Marquês de Monte Alegre em busca do autoconhecimento e da evolução como ser humano através de discussões e palestras proferidas por psicanalistas e especialistas no assunto.

PALETE DO BEM

Doação e recompra de paletes recuperados na Associação Palete do Bem, que reverte todo o lucro para a Estação do Bem, uma associação que cuida e acolhe crianças carentes da comunidade. Uma iniciativa voluntária da área de Logística, que gera trabalho, renda, auxílio social, diminuição do impacto ambiental e menos custos para a empresa.

VOLUNTÁRIOS DO SABER

Desenvolvimento da comunidade através de palestras e oficinas ministradas por profissionais voluntários da OJI PAPÉIS ESPECIAIS.

PROGRAMA DE PROTEÇÃO AOS MANANCIAIS

Ações de proteção e recuperação de áreas e verdes em torno de mananciais na cidade de Piracicaba através da parceria com o Consórcio PCJ e apoio à manutenção do viveiro de mudas da cidade.

 

Acompanhe também pelas redes sociais os trabalhos desenvolvidos pela Oji Papéis.