A OJI PAPÉIS ESPECIAIS realizou na tarde de ontem, 27 de novembro, a premiação dos trabalhos vencedores do 5º Concurso Cultural de Desenho, Redação e Poesia, destinado aos estudantes do ensino fundamental de escolas estaduais de Piracicaba. Alunos, professores, profissionais da empresa e representantes da Diretoria de Ensino, Pira 21 e GOLP (Grupo de Oficina Literária de Piracicaba) participaram do evento.

Com 1.468 trabalhos inscritos, o tema abordado neste ano foi Diferenças. Na categoria desenho, a aluna vencedora foi Laís Basso Gusson, do 3º ano da escola Honorato Faustino. Já em segundo lugar ficou Julia Hermione Rolin Prado, do 3º ano da escola Moraes Barros. As duas foram presenteadas com um tablet kids.

“Para exemplificar o tema diferenças eu escolhi fazer o desenho de uma mão, porque os dedos são todos diferentes e têm sua importância, e a palma da mão representa o mundo”, disse a ganhadora Laís.

Já na categoria de Redação e Poesia, para 6º e 7º anos, Maria Fernanda de Almeida Fonseca, da escola Olívia Bianco, do 7º ano, ficou na primeira colocação e ganhou um notebook. Em segundo lugar, ficou Erika Cristina Sant´Anna Souza, do 7º ano da escola Francisco Mariano da Costa, que foi premiada com um tablet.

“Todos os dias, pessoas sofrem preconceito e, muitas vezes, aquele que agride não sabe o quanto ela pode ferir e fazer o outro sofrer, e isso é muito triste”, comentou a vencedora Maria Fernanda.

Na outra categoria, Redação e Poesia para 8º e 9º anos, a estudante Julia Rando Alves, do 9º ano da escola Francisca Elisa da Silva, ganhou um notebook pela primeira colocação. Já em segundo lugar, ficou Daniela Silva, do 9º ano, da escola Manassés Ephrain, que foi premiada com um tablet.

Na premiação, o presidente da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, Agostinho Monsserrocco, destacou o papel dos docentes. “Sabemos da dificuldade de levar para as salas de aula projetos como este, que vista estimular os alunos a pensarem na importância do respeito e da empatia. Por isso, agradecemos especialmente os nossos heróis, os professores, responsáveis por garantir o futuro da nação, pois é a educação a chave para esta construção de um mundo melhor e mais justo”, afirmou.

Já o dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros, salientou o empenho de diretores e professores durante o concurso. “Nós fomos além do que previa o concurso, arregaçamos as mangas e, juntos, fizemos mais. Todos são vencedores, pois a vitória está no exercício da leitura e da escrita, e quem ganha é a educação”, disse.

Rosa Morais, do Pira 21, evidenciou a qualidade dos trabalhos dos alunos. “A Agenda 21 acompanha o ensino na cidade, e percebemos uma melhora muito grande nas notas de português e matemática, o que pode ser percebido pelo ótimo nível dos trabalhos do concurso. Nós só seremos um município sustentável se tivermos jovens que sabem se comunicar e colocar o que pensam”, contou.

“Agradecemos a OJI por enriquecer nossa literatura com este tema e levar nossa literatura para o grau máximo de sentido. Todos nós somos seres humanos, com nossos sentimentos, e o mundo é para todos. O respeito pode ser aprendido, e é isso que devemos ensinar nas salas de aula”, declarou Raquel Delvaje, do Golp.

O Concurso Cultural de Desenho, Redação e Poesia da OJI PAPÉIS ESPECIAIS foi realizado em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) PIRA 21 e o Grupo de Oficina Literária de Piracicaba (Golp).

Ganhadores – 5º Concurso Cultural da OJI PAPÉIS ESPECIAIS:

 CATEGORIA 1 – DESENHO (1º AO 3º ANO)

1° lugar:

Aluno: Laís Basso Gusson – 3º Ano

Professor orientador: Vanete Caldeira
Escola: Honorato Faustino

 

2° lugar:

Aluno: Julia Hermione Rolin Prado – 3º Ano

Professor orientador: Deise Aguiar Lahr
Escola: Moraes Barros

 

 CATEGORIA 2 – REDAÇÃO E POESIA (6º E 7º ANO)

1º Lugar

Aluno: Maria Fernanda de Almeida Fonseca – 7º Ano

Professor orientador: Denise
Escola: Olívia Bianco

 

2° lugar:

Aluno: Erika Cristina Sant’Anna Souza – 7º Ano

Professor orientador: Loidman
Escola: Francisco Mariano da Costa

 

 CATEGORIA 3 – REDAÇÃO E POESIA (8º E 9º ANO)

1º Lugar

Aluno: Julia Rando Alves – 9º Ano

Professor orientador: Telma
Escola: Francisca Elisa da Silva

 

2° lugar:

Aluno: Daniela Silva de - 9º Ano

Professor orientador: Valdemar
Escola: Manassés Ephrain

SOBRE OJI PAPÉIS ESPECIAIS

Com capacidade produtiva de 120 mil toneladas de papel por ano, a empresa é líder nacional do setor de papéis especiais (térmicos e autocopiativos) e pioneira na fabricação de papel revestido on machine. O Grupo OJI Holdings Corporation, fundado em 1873 no Japão, atualmente conta com mais de 26 mil profissionais e atua em quatro continentes com mais de 300 subsidiárias e unidades fabris. Em setembro de 2011, o grupo japonês assumiu o controle da fábrica de papéis especiais de Piracicaba, iniciando suas operações no setor de papel no Brasil. A OJI PAPÉIS ESPECIAIS tem como princípios a proteção ao Meio Ambiente, a promoção da Cultura, a Geração de Trabalho e Renda e o incentivo ao Esporte.

Acompanhe também pelas redes sociais os trabalhos desenvolvidos pela Oji Papéis.