Com o tema Cidadania e Sustentabilidade, o NEA (Núcleo de Educação Ambiental) da OJI PAPÉIS ESPECIAIS encerrou, na última semana, as atividades do programa previstas para o primeiro semestre de 2016. A temporada, inaugurada em abril, e que traz várias novidades, já contou com a participação de cerca de 180 estudantes de cinco escolas públicas de Piracicaba. 

“Adorei conhecer a empresa e ver como ela cuida do meio ambiente. Com o que aprendi vou poder ajudar mais a natureza”, disse a entusiasmada estudante do 6º ano da E.E Dr. Alfredo Cardoso, Thamires Mendes Faria.

De acordo com o gerente de Relações Institucionais da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, Neto Mello, as ações do NEA visam informar, sensibilizar e conscientizar sobre os principais problemas ambientais. Os estudantes assistem palestras que abordam, por exemplo, o uso da água, o descarte de resíduos sólidos, poluição, mudanças climáticas e qualidade de vida.

“Durante as visitas são elaboradas atividades lúdicas que contemplam leitura, pintura, apresentação de vídeos, exposição de cartazes e mapas, além de distribuição de livretos educativos com o tema Cidadania e Sustentabilidade e de mudas para arborização urbana”, explica Mello.
A entrega de mudas nativas é justamente uma das novidades deste ano. Com as plantas em mãos, os estudantes são desafiados a descobrirem em casa ou na escola as características de cada espécie. “Esta é uma maneira de expandirmos o aprendizado do NEA. É importante que os participantes descubram por si só o tamanho, a região, o nome científico, assim eles são motivados a usar a internet em benefício da natureza”, diz. 

Professores serão capacitados
A segunda novidade do ano é a capacitação dos professores, prevista para o segundo semestre. A proposta prevê uma oficina com os professores da rede estadual, que visa abordar o mesmo conteúdo aplicado com os alunos no NEA. 
“Dessa maneira, o programa entra nas unidades escolares e, assim, aumenta-se o alcance das mensagens através das capacitações indiretas. Os educadores tornam multiplicadores e agentes desta transformação”, finaliza.
Desde a sua reabertura, em 2014, o NEA já recebeu aproximadamente 800 alunos. A expectativa é atingir um público total de mil pessoas até o fim deste ano.

OJI PAPÉIS ESPECIAIS – Com capacidade produtiva de 120 mil toneladas de papel por ano, é líder nacional do setor de Papéis Especiais, (Térmicos e Autocopiativos) e pioneira na fabricação de Papel Revestido on machine. O Grupo OJI Holdings Corporation, fundado em 1873 no Japão, atualmente conta com mais de 26 mil profissionais e atua em quatro continentes com mais de 300 subsidiárias e unidades fabris. Em setembro de 2011 o grupo japonês assumiu o controle da fábrica de papéis especiais de Piracicaba, iniciando suas operações no setor de papel no Brasil. A OJI PAPÉIS ESPECIAIS tem como princípios a proteção ao Meio Ambiente, a promoção da Cultura, a Geração de Trabalho e Renda e o incentivo ao Esporte.

Acompanhe também pelas redes sociais os trabalhos desenvolvidos pela Oji Papéis.